TONINHO CARRASQUEIRA

Flauta e o Choro

 
 

Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira nasceu no dia 09 de Setembro de 1952. Filho de músico, Toninho começou a tocar flauta muito jovem e com apenas 18 anos ingressou na Orquestra Filarmônica de São Paulo.

 










Dia 24 às 19:00 - Palácio da Justiça
Apresentação de música popular brasileira 
Quarteto de flautas

Dia 25 às 20:30 - Teatro Amazonas
Concerto de Música de Câmara 
Radamés Gnattali 17"
Suite Retratos
Pixinguinha
Ernesto Nazareth
Anacleto de Medeiros
Chiquinha Gonzaga    

T.Carrasqueira
Picaflores de Macchu Pichu 5'

Marco Pereira
Lis

Dia 26 às 11:00 - Teatro Amazonas
Concerto com Amazonas Filarmônica
Edmundo Villani Cortes
Concerto para flauta e cordas, 3.mov

Oficina de Choros

website: http://www.myspace.com/toninhocarrasqueirahttp://www.myspace.com/toninhocarrasqueirahttp://www.myspace.com/toninhocarrasqueiraInicio.htmlshapeimage_2_link_0shapeimage_2_link_1

O seu grande mestre foi o seu pai, João Carrasqueira, que era flautista e compositor. Considerado mestre no Chôro, o flautista estudou durante anos na Europa e hoje leciona na Universidade de São Paulo. Também é um dos músicos mais requisitados para tocar flauta nos palcos e nos estúdios de gravação.


Aos 14 anos, já tocando flauta, Toninho começou a se apresentar em público, ao lado de seu pai e de sua irmã Maria José, ao piano. Aos 15, Toninho Carrasqueira conheceu a professora Beatriz Dietzius, pessoa determinante em sua formação.

 

Aos 18 anos, o flautista ingressou na recém-formada Orquestra Filarmônica de São Paulo.


Com Roger Bourdin, Toninho concluiu o curso superior do Conservatoire National de Versailles conquistando o prêmio máximo, o almejado "1er. Prix".

Christian Lardé foi também um de seus professores

  

Ingressou, a seguir, na École Normale de Musique de Paris (ENMP), estudando então com Fernand Caratgé. Toninho Carrasqueira conquistou a “License de Concert”, título máximo outorgado pela ENMP.

 

Para Toninho, seu maior mestre foi James Galway:

Entre os músicos com quem conviveu e convive, Toninho Carrasqueira destaca a importância de seu pai e seus professores, bem como do clarinetista Nailor Proveta, do bandolinista Izaias e dos violonistas Edson Alves e Maurício Carrilho.

Manuel_Guerrero_Ruiz.html