TONINHO CARRASQUEIRA
TONINHO CARRASQUEIRA
Flauta e o Choro
Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira nasceu no dia 09 de Setembro de 1952. Filho de músico, Toninho começou a tocar flauta muito jovem e com apenas 18 anos ingressou na Orquestra Filarmônica de São Paulo.
O seu grande mestre foi o seu pai, João Carrasqueira, que era flautista e compositor. Considerado mestre no Chôro, o flautista estudou durante anos na Europa e hoje leciona na Universidade de São Paulo. Também é um dos músicos mais requisitados para tocar flauta nos palcos e nos estúdios de gravação.
Aos 14 anos, já tocando flauta, Toninho começou a se apresentar em público, ao lado de seu pai e de sua irmã Maria José, ao piano. Aos 15, Toninho Carrasqueira conheceu a professora Beatriz Dietzius, pessoa determinante em sua formação.
Aos 18 anos, o flautista ingressou na recém-formada Orquestra Filarmônica de São Paulo.
Com Roger Bourdin, Toninho concluiu o curso superior do Conservatoire National de Versailles conquistando o prêmio máximo, o almejado "1er. Prix".
Christian Lardé foi também um de seus professores
Ingressou, a seguir, na École Normale de Musique de Paris (ENMP), estudando então com Fernand Caratgé. Toninho Carrasqueira conquistou a “License de Concert”, título máximo outorgado pela ENMP.
Para Toninho, seu maior mestre foi James Galway:
Entre os músicos com quem conviveu e convive, Toninho Carrasqueira destaca a importância de seu pai e seus professores, bem como do clarinetista Nailor Proveta, do bandolinista Izaias e dos violonistas Edson Alves e Maurício Carrilho.