Miriam Braga
A pianista Miriam Braga formou-se pelo Conservatório Musical de Jundiaí e concluiu o Curso de aperfeiçoamento em Piano no Conservatório de Tatuí, sob a orientação do compositor e pianista Amaral Vieira. Tornou-se bacharel em Piano sob a orientação da Compositora Lina Pires de Campos nas Faculdades São Judas Tadeu em São Paulo. Como bolsista da Capes, concluiu o Mestrado em Música na UFRJ sob a orientação do pianista e compositor Heitor Alimonda.
Complementando sua formação acadêmica freqüentou cursos de especialização pianística com Jacques Klein, Magda Tagliaferro, Iara Bernette, Arnaldo Cohen, Charles Dobler (música contemporânea), Erik Ericsson (regência coral), Monique Baret (leitura à primeira vista), Jacques Ogg (cravo), Fabio Mechetti (regência orquestral).
Foi premiada em Concursos Nacionais como solista e camerista, citando o Prêmio Eldorado de Música e o Concurso Francisco Mignone para duos pianísticos integrando o Duo FortePiano que recebeu uma premiação especial da Sociedade "Villa-Lobos" do Japão. Tem atuado como solista de várias orquestras brasileiras sob a regência de maestros como: Eleazar de Carvalho, Ernani Aguiar, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Dario Sotelo e ainda o Maestro Alceo Bocchino na gravação da "Brasiliana n° 11" de Radamés Gnattali, para piano e orquestra de violoncelos.
Miriam Braga tem sido amplamente reconhecida no Brasil e seus concertos internacionais incluem os EUA, Europa, Festivais (Cervantino) no México, ("Brasil em Caracas") na Venezuela, (Festival Internacional de Buenos Aires) na Argentina.
Nos últimos anos iniciou a gravação de uma série de Cds dedicados a Música brasileira: A coleção "O violoncelo do Villa" em três volumes com a obra completa para violoncelo e piano e dos trios para piano e cordas para o selo Meridiano Recordas (Inglaterra), juntamente com a violoncelista Tânia Lisboa e os violinistas Yang Zhan e Richard Milone, que foi recentemente lançado com grande sucesso de crítica e público no Wigmore Hall em Londres. Inclui-se ainda o Cd "Brasileiras" (música brasileira para piano a quatro mãos) integrando o duo "FortePiano" com Sara Cohen pelo Selo Tons e Sons da UFRJ.
É responsável pela implantação dos cursos de percepção auditiva e Performance no Conservatório de Tatuí, onde também é docente do departamento de piano.